História

O Badesul foi instituído em 1973 como incentivador do desenvolvimento sustentável, do progresso tecnológico, da inovação e da cooperação internacional, atuando como parceiro de empreendimentos dispostos a criar emprego e renda no Rio Grande do Sul.

Conheça a Nossa História

A história do BADESUL Desenvolvimento - Agência de fomento/RS pode ser dividida em três dimensões de tempo.

A primeira iniciada em 1973-1975, quando o Banco de Desenvolvimento do Estado do Rio Grande do Sul S.A. - BADESUL foi instituído (1973) e abriu suas portas para o financiamento de investimentos na economia gaúcha (1º de setembro de 1975) e conclui-se em 27 de agosto de 1992, quando aquela instituição foi incorporada ao Banco do Estado do Rio Grande do Sul S.A. - BANRISUL, que criou em sua estrutura de banco múltiplo a Carteira de Desenvolvimento e Investimento - Desin.

A segunda dimensão temporal inicia em 1997, com a instituição da Caixa Estadual S.A. - Agência de Desenvolvimento, razão social esta depois alterada para Caixa Estadual S.A. Agência de Fomento/RS - CaixaRS e conclui-se em 2011, quando a razão social dessa instituição passou a ser BADESUL Desenvolvimento - Agência de Fomento/RS.

A terceira dimensão da linha do tempo do BADESUL tem, portanto, seu início em 2011 e continua seguindo, desde então o seu curso na história da economia gaúcha e das instituições públicas de promoção do seu desenvolvimento.

Onde houver um empreendimento, o BADESUL está presente por meio de recursos financeiros e de uma parceria confiável. Um exemplo disso é a transformação da Região Sul do Estado no maior polo de desenvolvimento do país, com a construção de plataformas e cascos para exploração de petróleo. Além disso, o Rio Grande do Sul continuará investindo na produção de energias limpas, na criação de novos produtos como o plástico a partir do etanol, na qualificação e modernização dos setores tradicionais da economia, ao mesmo tempo em que se transforma em um fornecedor mundial de soluções de TI.

O BADESUL fortalece o apoio a esses e outros segmentos, junto a projetos estratégicos em todas as regiões do Estado. Não se trata apenas de uma nova marca, nem de um mero agente financeiro. É, acima de tudo, uma nova maneira de fomentar o desenvolvimento gaúcho, um parceiro do empreendedor e do investidor.

O BADESUL contribui decisivamente para o desenvolvimento do Rio Grande. Com mais riquezas, mais justiça e sustentabilidade.

“O fomento do Badesul é benéfico para toda a cadeia do negócio do calçado, possibilitando maior competitividade e estrutura de crescimento para o setor”
Thiago Borges Chief Financial Officer e diretor de Relações com Investidores da Arezzo&Co

Vídeo Institucional